quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Boardwalk Empire 1x01 - Review



Boardwalk Empire pode ser explicado com apenas dois nomes, Martin Scorsese e Terrence Winter. Se você conhece pelo menos um desses nomes pode parar de ler por aqui, você sabe do que eu estou falando!
Quando se junta dois grandes nomes como esses já se pode esperar o que vem por ai.

Acompanhamos a história de Nucky Thompson (Steve Buscemi) um homem de grande influência na cidade de Athlantic City, New Jersey. Tamanha a influência que todos na cidade recorrem a ele quando precisam de ajuda.
O ano é 1920 quando entra em vigor a Lei Seca, onde fica proibida a produção e importação de álcool nos Estados Unidos. Mas isso não parece preocupar os homens de poder, pelo contrário isso é visto como uma oportunidade de lucro. Isso é mostrado logo no começo do episódio quando Nucky faz uma reunião com outros homens importantes da cidade para discutir o que será feito a partir de agora a respeito do álcool.

Já vemos ai o seu grande poder, pois na mesa estão sentados seu irmão Elias Thompson (Shea Whigham), que é o xerife da cidade o que já lhe garante o apoio da polícia para comercializar o álcool ali e o apoio de pessoas do alto escalão como o prefeito da cidade.
A oportunidade de lucro é tão grande que como eles mesmo dizem, eles tem tudo, a proibiçaõ do álcool é um aliado, só isso fará com que as pessoas comprem por qualquer preço, pagar 3 dólares por algo que vale 15 centavos, só pelo fato de estar proibido.

Neste ponto somos apresentados a Jimmy Darmody (Michael Pitt), um garoto de 22 anos que tem uma esposa e um filho. Jimmy passou os últimos três anos na guerra "matando alguns alemães" como ele diz e agora trabalha como motorista de Nucky. Ele é um rapaz inteligente, porém é meio estourado, e com certeza não quer ficar só como motorista, ele quer mais, quer participar da coisa toda.

Nucky além de ser um bom homem de negócios clandestinos, se mostra bem apresentável por fora disso, e realmente ajuda as outras pessoas, como é o exemplo de Margaret Schroeder, uma mulher grávida que apanha do marido, Margaret parece chamar a atenção de Nucky, que começa a fazer de tudo para ajudar a moça desde emprestar dinheiro até por um fim no seu sofrimento.

O lucro do álcool começa a ser mostrado quando Nucky se reúne com o italiano Colosimo e o jovem e muito inteligente Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg) para o qual ele vende 500 caixas da bebida, que ele pagou 35mil, por 60 mil, quase o dobro do valor!

Enquanto os homens de negócio tratam de negócio, os dois motoristas de baixo nível conversam, e dessa conversa já temos uma grande surpresa. Jimmy começa a conversar com o motorista de Rothstein e quando os personagens se apresentam vemos que Jimmy estava conversando com nada menos que Al Capone (Stephen Graham). Quem nunca ouviu falar de Al Capone ou Scarface, o famoso gângster que liderou o grupo de criminosos ligados ao contrabando de bebidas durante a Lei Seca E Jimmy também começa a fazer seus próprios negócios!

É ai que vemos uma diferença no rumo da história, pelo menos para mim, não vemos Jimmy lamentando os horrores da guerra, pelo contrário ele sabe o fez, não se orgulha por isso, mas também não fica chorando pelos cantos. Ele não tem medo de matar de novo, e atira sem dó nos homens de Rothstein quando prepara uma emboscada junto com Al Capone para roubar o precioso líquido.

E quando se trata de Scorsese ele não economiza nas mortes, e são tiros muito bem dados na cabeça dos indivíduos com direito a miolos estourados e sangue espirrando na tela, e quando eu digo sangue espirrando na tela, não me refiro a respingos e sim a uma tela coberta de sangue e pedaços de cérebro!

É claro que a "milícia do álcool" começa a investigar Nucky e todo mundo que se envolve com o assunto ilegal, mas Thompson consegue matar dois coelhos com cajadada só, como dizem! E acoberta o jovem Jimmy encrimando um outro homem que ele inclusive manda matar! E é no meio de um corpo encontrado com peixes que o episódio termina.

O resto, se é que podemos chamar assim, é composto por simples e belíssimos cenários dos anos 20 bem como figurinos muito bem escolhidos. Essa era uma das estréias que eu mais estava esperando e não diminuiu em nada minha empolgação com a série. Porém não acho que seja uma série para qualquer público, é necessário gostar do assunto ou das cabeças por tráz para assitir e apreciar tudo que a série tem a oferecer. Essa minha breve review sobre o episódio não faz juz a realidade da série, é dificil falar de uma coisa tão bem feita assim.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário